4 passos para desenvolver seu negócio no digital em 2024

Com a chegada de um novo ano é hora de oxigenar as ideias e se programar para evoluir o seu negócio no próximo ano. É óbvio que seu planejamento já deve ter começado, mas resolvemos auxiliar e criar um guia com passos para desenvolver seu negócio e criar uma rotina saudável. Garantir a evolução do seu negócio no digital em 2024 não é escolha é obrigação.

Antes de mais nada é importante deixar claro que “evoluir no digital” não significa criar um curso online ou abrir um ecommerce. Isso pode estar no plano de negócios de sua empresa, mas o guia aqui indica passos simples para que sua empresa aumente sua presença no online e deixe seus clientes confiantes na sua marca.

Existem algumas formas de desenvolver o seu negócio, e aqui nós vamos abordar passos simples para que você possa criar uma estratégia de negócio digital eficaz.

1. Defina seus objetivos

Antes de mais nada, é fundamental ter clareza sobre o que você quer alcançar com o seu negócio no digital. Seus objetivos devem incluir metas mensuráveis, para que você possa checar a evolução ao longo do tempo e conseguir corrigir a rota caso algo sai do esperado.

Objetivos como aumentar o tráfego do site ou aumentar o número de seguidores nas redes sociais podem ser facilmente medidos, mas como isso vai afetar na evolução do seu faturamento e na melhoria do seu negócio? O digital deve ser uma ferramenta para sua empresa alcançar objetivos reais. Portanto, tenha clareza dos objetivos que elevarão o patamar da sua empresa: aumento de ticket médio, de quantidade de clientes e, consequentemente, de clientes.

Deixando estes objetivos claro, definir o quanto de tráfego precisará no seu site, ou quanto você vai se dedicar às postagens das redes sociais fica muito mais fácil. O aumento no número de seguidores será uma consequência destes dois pontos, bem como a qualidade do seu serviço e a satisfação de seus clientes.

2. Crie um plano de conteúdo

Com objetivos claros traçados passamos para a fase de planejamento de conteúdo, que é um componente importante de qualquer estratégia no digital. O plano é essencial pois deixá-lo de lado acarreta um problema recorrente: o dia-a-dia do negócio consome todo seu tempo, você não prioriza seu conteúdo e seus objetivos ficam mais distantes.

Antes de mais nada, determine quais tipos de conteúdo serão mais relevantes para o seu público-alvo e crie um calendário de publicação para garantir que você esteja seguindo uma linha de raciocínio coerente que leve o seu público a interagir cada vez mais com sua empresa.

Um pequeno exemplo pode ser visto aqui na Arcq: nós somos uma agência focada em tráfego, então nossos conteúdos para 2023 passam a ser direcionados a quem precisa de tráfego. Mas falar em termos técnicos sobre ferramentas de tráfego não irá atrair nosso público.

Por isso elaboramos um calendário de posts que irão educar nosso público, deixá-lo preparado para receber tráfego e entender os benefícios que o investimento em tráfego pode trazer em seu negócio. Entendeu a lógica?

3. Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo envolve a criação e compartilhamento de conteúdo valioso para atrair e reter seu público, com o objetivo de ajudar a construir uma relação de confiança e autoridade oferecendo informações relevantes e úteis. Ele difere do marketing tradicional, que costuma focar na venda direta de produtos ou serviços.

Em vez disso, o marketing de conteúdo busca atrair e reter uma audiência por meio de conteúdo valioso e relevante, que possa fazer a diferença no dia-a-dia do seu potencial cliente. É como o que a Arcq Midia está buscando com este post: mostrar que entende do que faz e dar ao público-alvo a oportunidade de se aprimorar.

Entender o que seu público-alvo consome é a melhor maneira de garantir que você está fazendo o marketing de conteúdo de forma correta. Não espere que as primeiras postagens sejam um sucesso: é preciso testar antes, errar e entender qual conteúdo será o mais relevante para seu público.

4. Analisar e ajustar

É essencial acompanhar o desempenho da sua estratégia e fazer ajustes onde necessário. Existem algumas maneiras de reunir estas informações para então analisá-las, desde simples planilhas até softwares de monitoramento. Mas aqui estamos falando de análises simples, que podem ser feitas apenas observando o comportamento do seu público.

Então vamos dividir essa análise em dois pontos para garantir que você entenda se sua estratégia está dando certo e como ajustá-la:

Análise do Engajamento

Conforme as primeiras postagens feitas com base na explicação deste texto, será possível analisar se o engajamento de seu público aumentou ou diminuiu. É importante ressaltar que o público não irá reagir imediatamente, então não deixe de manter sua constância e se ater ao plano.

Neste começo é importante diversificar: fazer vídeos, fotos, carrosséis, caprichar nos textos e nas chamadas para ação (CTA) para identificar o que melhor atrai seus clientes.

A partir deste ponto, será possível identificar a melhor forma de alcançar seus clientes e focar nisto.

Análise do Faturamento

Essa é a consequência prática que é esperada caso você consiga seguir o pequeno passo-a-passo que buscar aumentar o engajamento de seus clientes: eles passarão a estar mais presentes no seu negócio e você sentirá que seus esforços estão atingindo os objetivos esperados.

E então você terá entendido a importância de estar presente no digital.

5. Conclusão

Podemos resumidamente dizer que os 4 passos para desenvolver seu negócioseu negócioazer são:

  1. Definir seus objetivos;
  2. Criar um plano de conteúdo ou linha editorial;
  3. Aprender Marketing de conteúdo;
  4. Controlar, analisar e ajustar;

Com certeza se você chegou até aqui, já tem estruturado alguns passos que você precisa fazer para deixar o seu negócio mais digital. E também sabe que nós da Arcq Midia podemos auxiliar neste seu trajeto em busca da evolução digital.

Acompanhe nosso blog pois estaremos aqui toda semana com um novo conteúdo para auxiliar no crescimento do seu negócio no digital.

Gustavo Pitoli

Gestor de Tráfego e Estrategista Digital
Arcq Midia – Seu negócio no digital
Whatsapp: 19 98373-0235

arcq.com.br

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